domingo, 21 de junho de 2009

A culpa é do dono, sempre.


Poucas coisas me irritam mais do que a velha discussão, sobre o carro ser ou não de pista, ser ou não de rua...


Uma das coisas mais engraçadas das provas de arrancada é ver os carros STREET na fila da pesagem.


Todos sendo empurrados por que se ficarem ligados fervem,
Todos sendo empurrados porque não tem lenta para ficarem ligados na fila,
Todos sendo empurrados porque a embreagem não permite que o carro seja manobrado devagar,


Quando o dono se propõe a colocar seu carro na pista ele tem que tirar o máximo desempenho do carro.

Carro de arrancada tem que ser rápido, se ele tem bancos é porque a opção foi sua.
Agora, se você acha que pode usar o peso como desculpa pra não andar bem, desculpe, mas comigo não cola.


Ouço muito por ai a desculpa do "GOSTO PESSOAL".

Tudo bem, tem gente que gosta de aspirado, com interior montado e estepe no porta-malas, isso é uma opção do dono, mas não pode ser desculpa, se você optou por ser lento a culpa é sua e de mais ninguém.

Encontre alguém do seu nivel para andar e divirta-se, mas não fique alardeando que se seu carro fosse depenado ele faria tempo X ou Y, tempos hipotéticos são uma bobagem, o tempo que vale é o tempo obtido, o resto é suposição.

Conheço gente que anda na rua com carro depenado, sem lenta, sem cano e que faz 2 km por litro e conheço muito carro montado que se não for de guincho para a corrida quebra no caminho e nem chega.

Então como dividir os carros entre de rua ou de pista???
Simples, não divida, carros são carros, e as caracteristicas deles são opções dos donos.

Se seu carro pesa 2 toneladas e vira sempre um segundo mais lento que o do concorrente que pesa 900 kg, a culpa é sua que escolheu um carro pesado.
Se seu carro vira 13s porque é aspirado, e seu amigo vira 11s com o carro turbo dele, a culpa é sua novamente, você optou por ser mais lento.


Os carros ditos "de rua" que competem na arrancada padecem quase sempre do mesmo problema:

*Eles são ruins de usar na rua e ao mesmo tempo lentos para correr na pista.
*Se você extrair o máximo dele para andar na pista ele ficará impossível de andar no dia a dia.
*Se você torna-lo bom de andar na rua ele fará um fiasco na pista.
Isso é fato e quem discorda é ingênuo.
Mas sempre terá aquele que vai dizer;

- "Eu ando todos os dias na rua com meu carro e viro bons tempos".

Isso pode ocorrer?
Claro que pode, mas eu pergunto:

1° Com poucas melhorias esse carro não seria mais rápido ainda?
A resposta é SIM.

2° E seria possível continuar usando ele normalmente na rua?
A resposta quase sempre é NÃO.

Então eu insisto que você continua optando por ser mais lento do que deveria, e na arrancada o que importa é ser rápido.
O que puder ser feito para seu carro ser mais rápido deve ser feito.

Não estou dizendo que quem tem carro de rua não pode andar.
Não só pode, como deve, mas a minha campanha é pelo fim da choradeira...

Você optou por correr com a wagon do seu pai, com cambio automatico e subwoofer no porta malas, legal, seja bem vindo, mas tenha noção dos seus limites e consciencia de suas possibilidades, brinque, divirta-se mas não desmereça o trabalho de quem arregaçou as mangas e trabalhou para baixar o tempo.

Como dizem por ai, "SE" não existe, e na teoria, tudo é muito mais fácil do que na prática.

8 comentários:

  1. cara...isto é o inferno...por mais q vc faça um carro de rua, bom e confiavel, q vc sabe q anda bem,mas não é um canhão...numa noite destas vc encontra um Gol de pista andando na rua,um que resolveu dar "uma banda de bobeira"...então ele te passa salame e pode saber, por mais q vc explique, ninguem vai acreditar q era um carro de pista, "vc perdeu pq seu carro era fraco e tá dando desculpa"...ninguem entende que um carro de rua, nunca vai ter o desempenho de um pista, a não ser q vc abra mão do conforto, e não digo conforto de de ar e direção...falo de um diferencial blocado, lenta e dente reto.E ainda vai ouvir q Golzinho é de rua...muito esporadicamente é claro!!! abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. marquinhosprint@hotmail.com21 de junho de 2009 às 12:12

    Bem feito, quem mandou acelerar na rua. Fique feliz de não acabar preso como um marginal.

    ResponderExcluir
  3. Vem cá, o anonimo leu o mesmo post que eu li?

    ResponderExcluir
  4. não! eu não quis dizer isto...desculpa se não se não me expressei corretamente...desconsiderem a rua e usem no exemplo a pista se for caso...q eu quis dizer foi o quanto é dificil definir a diferença entre um carro e outro, falo q um carro de pista, pode se "camuflar" bem como um carro de rua e não estou insunuando correr na rua, apenas citei um exemplo, entendi o post sim, mas como vou saber se tal carro está no nivel do meu se não conheço o mesmo? foi isto q tentei falar...

    ResponderExcluir
  5. É fácil. Basta ver o tempo que ele vira.

    ResponderExcluir
  6. ver o tempo é uma boa ideia...mas ele continuaria sendo um carro de pista ou um de rua?

    ResponderExcluir
  7. Vamos tentar dividir não carro de rua e carro de pista... Vamos dividir em carro lento e carro rápido. Dai fica mais fácil.

    ResponderExcluir
  8. Vou tentar ajudar com esta duvida: pense apenas no tempo. Carros que viram tempos semelhantes podem competir entre si. É justo e possivel e éo sistema que esta se estabelecendo ao redor do mundo.

    Na Argentina, que tem um sistema muito parecido como desenvolvido pela AD, muitos pilotos se especializam em vencer um nivel de tempo, como os 13s por exemplo. Ficam dificeis de serem batidos neste tempo e já li muitas explicações deles dizendo que até conseguiriam que seu carro andasse um pouco mais, mas que isso não lhes serviria pois os custos que isto acarretaria, eles não poderiam bancar.

    Então preferem andar um pouco menos, mas ainda assim podem continuar a participar e se divertir. O pessoal não curte "carro bomba" por lá. Quebrar a toa é falta de competência, como em qualquer lugar sério.

    ResponderExcluir