sexta-feira, 3 de abril de 2009

Faça você mesmo


Sempre trato a paixão por carros como um hobby como qualquer outro, e como todo bom hobby, colocar a mão na massa faz parte da brincadeira.


Uma tendência mundial é o que chamamos de DIY, ou DO IT YOURSELF, que, em bom português é algo como o nosso bom e velho - faça você mesmo.


Essa cultura DIY, já é bem difundida lá fora, e nos últimos tempos vem ganhando adeptos aqui pelos pampas, no meu circulo de amizades percebo que quando as pessoas aderem a isso, é por desilusão com seus ex-mecânicos, ou por falta de recursos para pagar por mão de obra, ou simplesmente por que gostam e querem fazer.


Obviamente que quando você monta um carro sem grande experiência, o projeto acaba demorando muito mais, mas quando fica pronto, a sensação de satisfação é incomparável, e é sem dúvida muito mais gratificante saber que foi você que fez.


Até então a opção DIY, era unilateral e vinha invariávelmente dos donos/pilotos dos carros, mas de uns tempos para cá, nas minhas corujadas por ai, comecei a ouvir de muitos preparadores conhecidos no mercado, que eles estão por opção própria se afastando dos carros preparados, alegam que dá muita "dor de cabeça", que não dá dinheiro, que os carros ficam muito tempo ocupando espaço nas oficinas, etc etc etc...Talvez essa opção dos mecânicos seja o empurrão que faltava para o pessoal se atirar de cabeça na empreitada.


Visto isso percebe-se que essa tendência não é passageira, ela é definitiva, menos mecanicos vão querer fazer preparação e mais e mais pessoas irão meter a mão na massa, pilotar o carro será apenas a cereja do bolo.


Claro que o preparador profissional não irá desaparecer, até porque muita gente não tem local, nem disponibilidade de tempo e há até mesmo muita gente que simplesmente não quer colocar a mão na graxa.


O mercado vai se adequando as novas realidades, muitos desses preparadores que hoje montam o carro todo, irão se especializar na construção de alguma parte especifica do carro, ou farão apenas acertos, ou montagens de algo que necessite mais experiencia ou ferramental específico.


Eu sou fã de quem tem coragem de enfrentar o desafio de preparar seu próprio carro, só posso desejar boa sorte aos que já o fazem, e encorajar os que tem vontade.


FAÇA VOCÊ MESMO!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário