terça-feira, 27 de outubro de 2009

Não precisa ser gênio



Para fazer um evento bom, você deve conhecer seu cliente, é primordial saber do que eles gostam.

Para fazer um evento ruim, basta você conhece-lo e fazer tudo ao contrário do que ele gostaria.

Quando falamos em clientes, estamos nos referindo a todas as pessoas que vão a uma prova, seja arrancada, track Day, circuito etc...

Clientes são o público, os pilotos, os acompanhantes dos pilotos, os mecânicos, a imprensa e etc...

Mas como desagradar a essas pessoas, que são as que levam dinheiro para a sua prova.

* Bom, inicie com uma pesquisa sobre hábitos;

Se é preferência do pessoal que trabalha nos carros, dormir no autódromo, para poder virar a noite trabalhando, então o mais lógico é proibir, e obrigar todos que venham de outras cidades a dormir em hotéis da região.

Se na região onde você tem sua pista é tradicional o churrasco ser feito no autódromo para confraternização de quem vai ao evento, não construa areas especificas para isso, e proiba a prática.

* Depois parta para a baixaria;

Reviste as sacolas do público, para que esses se sintam constrangidos por estarem levando um sanduiche, mesmo tendo pago ingresso e estacionamento no seu evento.

Faça provas sempre aos sábados, mesmo sendo preferência da grande maioria que as provas ocorram aos domingos.

Nunca agilize a inscrição, tenha sempre funcionários atrapalhados e que não tenham muito conhecimento das regras da pista.

Não tenha regras claras, as vezes permita algo, as vezes proiba veementemente.

Demore para resolver qualquer impasse.

Defina as datas bem próximas aos eventos para que as pessoas não consigam se programar.

Interrompa várias vezes o evento, mesmo que o tempo esteja "armando" para chuva.

Nunca seja humilde.

Jamais prestigie quem pode lhe ajudar, pelo contrário, se aproveite dele e o descarte assim que achar que não precisa mais.

Deixe sempre claro que você não está nem ai para os pilotos, e que você está dando a honra de permitir que eles corram na sua prova, mas é bom que eles não se acostumem, por que se um dia por um milagre qualquer, seu evento bombar, você vai virar as costas para eles na hora.

Parabéns, agora seguindo esses passos básicos, você estará pronto para estragar qualquer evento.

11 comentários:

  1. O pessoalse formou com louvor nas escolas de administração de pista do norte dos EUA.

    Definitivamentenão épara qualquer um.

    ResponderExcluir
  2. "Arte da auto-sabotagem", em alguns passos.

    ResponderExcluir
  3. Isso é pra chorar. Parece uma certa pista de 402m que conhecemos...

    ResponderExcluir
  4. Ao contrário, isso é para rir! mais uma vez se reptem os capítulos já vistos várias vezes na arrancada do sul do país, mais específicamente da região metropolitana...

    cena 1: SEJA "DISCÍPULO" DA AD, SE VOCÊ NÃO FOR, NÃO PRESTA... A AD QUE ESTÁ CERTA E "AI DAQUELES QUE A CONFRONTAREM"...

    cena 2: FAÇA TUDO O QUE A AD PEDE AO ORGANIZADOR, E SE NÃO FOR EXATAMENTE COMO ELA QUER ELA PASSA A AMEAÇAR "LEVAR A BOLA EMBORA E NÃO BRINCAR MAIS"...

    cena 3: A AD VAI PROCURAR OUTROS TROUXAS PRA PASSAR A LÁBIA (como são bons nisso) POR MAIS UM ANO OU UM POUCO MAIS, E PASSA A QUEIMAR O LUGAR ANTERIOR...

    FIM

    (não deixe de ler o que mais um atingido pela "Lavagem Cerebral AD" vai dizer logo aqui, abaixo)

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post!! Demonstra que sempre podemos melhorar.

    Em relação ao último comentário, me parece fora do âmbito da postagem, quase como se estivesse esperando uma oportunidade para escrever esse texto inoportuno, que procura reacender discuções antigas. Mas esse assunto já está esgotado e essa ofensiva demonstra como as pessoas vivem do passado em determinadas situações.

    Temos nossos carros, nossa Associação e correremos onde quer que seja e principalmente onde formos bem atendidos e respeitados.

    Prolongando o que não deveria ser prolongado, tivemos nossas críticas maiores sobre Tarumã e Santa Cruz do Sul, que foram dois locais onde tivemos problemas com a organização para correr com nossos carros, que estavam sendo boicotados do evento por motivos inócuos. Tirando isto, desde o Porto Seco, onde tudo começou, passando por Tarumã, Santa Cruz do Sul, Velopark e Guaporé, saibam que eu correria em qualquer um desses lugares, sem reclamar ou guardando rancores. Meu negócio, assim como todos da AD que eu conheço, é ACELERAR na PISTA, seja ela onde for e do tamanho que for.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Agora esse papo de lavagem cerebral da AD já deu né. Corre pela AD quem quer, com o carro que quiser ou tiver e não tem confusão nenhuma. Todos são bem-vindos e terão a chance de conhecer pessoas bacanas.
    Se não quer, não concorda ou não gosta do estilo da AD, é simples. Basta não se increver com a gente e corre o Open ou onde quer que seja numa boa.

    FIM.

    ResponderExcluir
  7. Putamerda!

    Imagina esse cidadão na vida real querendo comprar uma coca cola:

    Primeiro ele escolhe o estabelecimento mais bonito e ostentoso.

    Aí quando ele vai entrar no super super mercado, uma pessoa na portaria o aborda:

    Estabelecimento: "O que você quer"?

    Nosso amigo: "eu só queria comprar uma coca cola..."

    Estabelecimento: "tá bom, então pode entrar. Mas primeiro abre essa sacola aí pra nós revistarmos"

    ...

    No caixa:

    Nosso amigo: "Quanto custa a coca?"

    Supermercado: "8 reais."

    Nosso amigo: "Nossa, mas tudo isso?"

    Supermercado: "Não quer, não compra. Ninguém te convidou pra vir aqui, você pode ir nos outros supermercados mixurucas que tem por aí e pagar preço de pobre. O nosso é o único supermercado que tem ambiente climatizado, pisos de granito e toda a infraestrutura para clientes que compram mais de 10 000 reais por mes."

    Nosso amigo: "ok, então aqui estão os R$8,00..."

    Supermercado: "Sim, agora só falta os 10 reais do estacionamento e mais os 15 do lanche. No total são 33 reais."

    Nosso amigo: "Mas eu só queria uma coca mesmo..."

    Supermercado: "Amigo, a venda é casada. Por gentileza decida se o senhor quer mesmo comprar, pois tem um pessoal chegando aí do centro do país para fazer compras e não queremos ninguém atrapalhando eles aqui"

    Nosso amigo: Tira 33 reais do bolso, paga e é rapidamente despachado. Quando chega na rua percebe que a coca cola que ele comprou é light...

    ...

    Porra cara, deixa de ser mané. Somos clientes, levamos dinheiro, compramos um serviço. Se ele não está de acordo, por melhor que sejam as instalações, qualquer pessoa tem o direito de reclamar ou parar de consumir.

    Isso que você falou não faz sentido nenhum.

    ResponderExcluir
  8. Colega, normalmente eu nem responderia para você, pois é muito fácil postar anonimamente e dizer o que se quer sem que ninguém possa saber quem é você e quais os seus reais motivos para falar o que você está falando.

    Qualquer um vê que você é uma pessoa motivada pelo ressentimento.

    Mas não posso deixar você jogando lama, mentindo e sacaneando, para que alguém ainda entre aqui, leia isso e imagine que você possa ter um mínimo de razão.

    Porque quase sempre em uma discussão, todas as prtes tem no mínimo um pouco de razão, mas por incrível que pareça, esse não é o seu caso.

    A AD jamais deixou de correr em uma pista por vontade própria. Se a AD saiu do sambódromo, foi porque o organizador perdeu essa praça de eventos, sendo que isso nada teve a ver conosco.

    Se a AD saiu de tarumã, foi porque começaram as cobranças de carteira de piloto para amadores contra a vontade do organizador, mas que nao conseguiu impedir.

    Se a AD não corre mais em santa cruz do sul, é simplesmente porque não há mais provas lá, depois que a federação baixou um decreto proibindo os organizadores de permitir que pilotos amadores corressem sem carteira, o que prejudicou enormemente os organizadores de lá. Depois essa norma se provou extremamente inviável e foi abolida.

    E a AD não tem planos de deixar de correr no velopark, mas isso nao impede que as pessoas queiram ser tratadas de acordo, afinal, estão pagando.

    E por falar em pagar, o que faz os organizadores quererem a AD em seus eventos não é a lábia e sim o retorno financeiro das pessoas da AD que pagam para correr, assim como todo mundo.

    A AD poderia muito bem estar organizando suas próprias provas, mas não. Estamos aí apoiando os eventos dos outros, sem ganhar nada com isso. Bem pelo contrário, trabalhando de graça, passando por maus bocados com esses organizadores e pagando para correr.

    Ou seja, nada do que você disse se aproveita: Seu conhecimento sobre os ocorridos não coincide com os fatos e sua opinião sobre o que acontece nas provas também não fecha com a realidade.

    Ademais, a AD é um clube. Não é como a arrancada federada onde lhe obrigam a seguir regras e lhe impõe custos. Participa quem quer e até hoje nunca custou um centavo para ninguém.

    ResponderExcluir
  9. ...clap...clap...clap... e baixam se as cortinas ao som de trilha sonora circense...


    FIM

    ResponderExcluir
  10. Curioso, corre quem quer, ninguém está obrigando o cara a correr com a AD, porque tamanha revolta?

    Que faz alguém ser tão fã do negócio a ponto de vir colocar comentários denegrindo um clube que sequer fazia parte do assunto?

    Parece-me um pouco de ressentimento, aquele cara que talvez não possa se juntar a este grupo, provavelmente porque não seria bem vindo.

    Tenta saber tudo de todo mundo, está sempre por perto, sempre acompanhando...é legal ver como tem gente que é importante para os outros a ponto do cara ancorar a razão da vida dele nelas.

    Cara, tenha sua própria vida, faça suas coisas, participe e se integre com quem desejar, saia do virtual.

    ResponderExcluir
  11. Cala a boca atencio. Tu tem uma merda de carro que nunca vai correr em lugar nenhum mesmo. vai melhorar a tua vida e para de tentar rebaixar os outros ao teu nivel.

    ResponderExcluir