domingo, 7 de junho de 2009

Inimaginável


"Horoscopologicamente" falando, uma das principais caracteristicas negativas das pessoas do meu signo, é que essas pessoas são vingativas e rancorosas, e eu não sou diferente.

Tenho uma memória absurdamente forte para desaforos que já ouvi na minha vida, mas tenho uma habilidade espantosa de engolir sapos e dar o troco no momento certo, e como sou fã dos ditados populares aqui vai mais um; "a vingança é um prato que se come frio"...

Quem acompanha a Associação Desafio a bastante tempo, como eu acompanho, já ouviu coisas de todo o tipo, todas elas depreciativas e com intuito de desmerecer a iniciativa.


Tudo, tudo mesmo, que a AD conquistou só foi possível devido ao empenho de pessoas que colocaram suor e muito esforço a frente de seus interesses pessoais, tudo oque a AD tem, foi conquistado, e não ganho.
Nada veio de mão beijada.

Angariar patrocinadores,
Conseguir locais que nos dessem condições de correr,
Filtrar os participantes, para que só tivessemos pessoas com interesses comuns ao grupo,
Lidar com gente egoista e que só quer o que é bom pra si, e não percebe que o sucesso da arrancada em geral, vai ser bom pra todos.
Tudo foi trabalhoso, e eu sinceramente já não me faço tão presente como já fui, e admiro muito as pessoas que não perderam o pique como eu perdi, sinceramente tenho o estômago fraco.


Ai, ontem, quando me deparei com a festa de comemoração do Top 16, muita coisa me veio a cabeça.
Lembrei de episódios e "pérolas" que vivenciei e ouvi nesses anos de AD e pensei, "vai falar oque agora seu FDP".

Fiquei olhando de longe aquilo e pensando comigo mesmo, olha aonde a AD chegou, ou melhor, aonde foi levada, porque, se não fosse por quem faz acontecer, não teriamos ido a lugar nenhum.
Ali diante dos meus olhos a AD, fazendo a sua festa para os seus membros, na melhor pista de arrancada da America Latina, e não foi qualquer festa, foi À FESTA.
Nada que se diga aqui nessa humilde coluna vai fazer com que as pessoas visualizem oque se passou no Velopark ao final do Top16.

Ontem, bom, ontem foi algo sensacional, a semifinal do top 16 reuniu 4 carros da casa dos 11 segundos, e todos eles, carros que deram várias puxadas durante o dia, ou seja, carros bem construidos e confiáveis.

Final entre dois icones da Associação Desafio, Rafastra e Fontes, que final, decidida no detalhe, como tinha que ser.
Gente pulando na arquibancada, para comemorar a vitória do seu piloto preferedido, isso mostra que quando o espetáculo é bom, não precisa ter um locutor berrando e mendigando aplausos para uma atração chata, locutor não é mendigo para agir como quem pede esmola.

Mas o melhor da festa ainda estava por vir;

O que era aquele palco? E o trofeu?

Carro vencedor em destaque como fazem nos EUA, luzes, flashes, entrevistas, inimaginável.

Troféu exclusivo, de bom gosto, troféu que vale a pena colocar na prateleira.

Parabéns a quem faz a AD sem receber um tostão por isso, a todas as pessoas que trabalham, negociam, doam seu tempo, dinheiro e vontade para fazer coisas inimagináveis parecerem simples e normais.
Nada é simples, nada é fácil, tudo tem sangue e suor, tudo é obra de gente de verdade.
Parabéns.

24 comentários:

  1. Sabe... Eu compreendo bem o que tu falas... Mas é aquilo... Descobri que com o tempo a raiva se transforma em desprezo, que com o tempo se transforma em indiferença.

    As pessoas que tentaram prejudicar o esquema não conseguiram seus objetivos. Só conseguiram se transformar em uma voz tão baixa no meio da multidão, que ninguém escuta, por mais que gritem.

    E temos o reconhecimento daqueles cuja opinião conta: Organizadores, pilotos e público.

    O que mais podemos querer?

    ResponderExcluir
  2. Indiferença é a palvra, o Vicente tem razão.
    Como dizia o Mario Quintana: "Aqueles que aqui estão atravancando meu caminho, eles passarão, eu passarinho."

    Mesmo assim, compartilho contigo o sentimento, aí estams nós, vencedores!!

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos AD... vocês já pararam pra pensar se não é toda essa prepotência que(talvez inconscientemente) vocês demonstram, a grande responsável pela repulsa que os alegados "raivosos", "indiferentes", etc, sentem por vocês??? Será que o mundo todo está errado e vocês estão certos??? Será que vocês têm mesmo todo esse "reconhecimento do público" que apregoam, ou pelo menos acreditam ter??? Porque se nos basearmos nos fatos, na última "grandiosa" e "espetacular" etapa segundo (não por acaso...) vocês mesmo, o que se viu foi uma debandada GERAL do público presente logo ao fim do Bracket... é este o "reconhecimento do público que vocês tanto divulgam???...
    Todos sabemos que é preciso pensar grande, no futuro, na evolução, e todo o blablabla que todo mundo já está cansado de ouvir de vocês, mas é preciso chegar ao ponto de engrandecer "gloriosamente" um simples evento de carros de rua??? Vocês acham mesmo que o futuro profissional do esporte está em um punhado de carros que viram 13, 14 segundos e dois ou três que viram 11, 12 segundos???
    Pra terminar, lanço um (com o perdão do trocadilho) DESAFIO... façam um evento só de vocês (com o nome de vocês), com inscrições restritas só a quem já é membro da AD (sem se aproveitar do grande número de outros carros que nem sabem que vocês existem...), façam vocês mesmo a divulgação (sem pegar "carona" com a generosidade do Velopark...) e paguem vocês mesmo a premiação aos vencedores (sem se aproveitar dos troféus que o Velopark disponibiliza...)...se aí vocês conseguirem encher a arquibancada como enche nos OpenDay (que vocês querendo ou não, NÃO É UM EVENTO DA AD, E SIM DO VELOPARK...) aí eu ficarei muito feliz, e "tirarei o meu chapéu" pra vocês... enquanto isso eu continuo sim, indiferente quanto a existência de vocês porque, no momento, é isso que vocês estão fazendo por merecer...

    ResponderExcluir
  4. Caro Anonimo, respondo aqui como reponsável pelo Blog.

    Apesar de não concordar, respeito seu ponto de vista.

    Lendo seu texto dá para perceber que você está um tanto equivocado em suas colocações.

    Primeiro;
    Quanto ao uso da palavra "indiferente";

    Se você fosse tão indiferente como diz, você não perderia seu tempo lendo, e muito menos escrevendo um texto tão grande para comentar uma coisa tão sem importância para você.

    Segundo;
    Quanto aos troféus e a referida "carona" na estrutura do Open;

    Começando pelos troféus, eles foram criados em CAD e confeccionados em CNC pela AD e distribuidos para os vencedores dos Top16 (4 até aqui), os troféus dados para os vencedores das classes de tempo são sim gentileza do Velopark e não são os mesmos troféus referidos no texto acima, Não há "carona" nenhuma, os troféus do Top16 são bancados pela AD, os troféus das classes de tempo são pagos e distribuidos pelo VP mesmo para quem não é da AD.

    O palco é de propriedade do VP e foi oferecido para a AD fazer a comemoração e entrega dos troféus aos vencedores de todos os Top16 até agora.

    Terceiro;
    Quando você fala em "FUTURO PROFISSIONAL DO ESPORTE";

    Em nenhum momento foi intenção falar que "o futuro profissional do esporte" é importante para este Blog, ou para a AD, particularmente o Blog apoia a arrancada amadora sim, e as provas de carros de RUA sim, o Blog não tem NADA A VER com os profissionais, ou com provas profissionais, muito pelo contrário, quanto mais longe disso pudermos nos manter, melhor será.

    Quarto;
    Quando você fala em tom de deboche sobre a "grandiosa" e "espetacular" etapa da AD e ao fato da AD se aproveitar dos outros carros que nem sabem que a AD existe;

    Gostaria de lembra-lo que haviam mais de 40 carros inscritos na AD nesse VELOPARK OPEN, ou seja, praticamente 50% do evento sabia que a AD existe, só lembrando, para se inscrever o piloto precisa ir pessoalmente ao box da AD para dar seu dados e pegar os adesivos dos patrocinadores.

    Só para ajuda-lo a visualizar a diferença entre sucesso e fracasso, na etapa de uma prova federada realizada no mesmo fim de semana em Tarumã haviam 20 e poucos carros, é metade da quantidade de carros inscritos pela AD no Open, faça as contas, e veja quem fracassou.

    CONTINUA

    ResponderExcluir
  5. CONTINUAÇÃO

    Quinto;
    Quanto a generosidade do Velopark;

    Realmente o Velopark tornou-se um grande parceiro da AD, certamente porque é interessante para eles terem a AD ao seu lado, nos dias atuais ninguém faz caridade, o Velopark apóia a Associação Desafio pura e simplesmente por que a AD fez por merecer, e sempre cumpriu tudo o que se propos, a AD tem sim Box reservado no Open, a AD ganha convites para distribuir a quem quiser, o Velopark dá prêmios para a AD distribuir para os seus membros, a AD ganha os cartazes e REALMENTE não paga por eles, mas os cartazes são apoio de um outro patrocinador e não simples caridade, novamente a AD fez por merecer.
    Lembrando que o VP também dá premios nas provas federadas realizadas nas suas dependencias.

    Sexto;
    Quanto ao tempo dos carros;

    Novamente você está mal informado, na casa dos 11 e 12 segundos a AD tem muito mais do que 2 ou 3 carros como você fala no seu texto, só nos 11 tem o triplo disso, na próxima etapa a AD terá carros nos 10.

    Sétimo;
    Quanto ao resto do mundo estar errado e a AD estar certa.

    Enquanto a AD estiver crescendo, ela está no caminho certo, e realmente a AD não está nem ai para o resto do mundo.

    Oitavo;
    Quanto a prova própria;

    Ainda não é viável, mas quem sabe antes do que se imagina essa prova possa acontecer, essa idéia não foi esquecida.

    Nona;
    Quanto a publicidade que a AD faz de si mesma;

    Quando o blog exalta os feitos da AD, mesmo que esses pareçam "mixurucas" aos seus exigentes olhos, é porque nós sabemos o quanto as coisas são mais dífíceis do que parecem, e sim, se ficarmos satisfeitos com o resultado do trabalho iremos comemorar sim, mesmo que isso venha a desagradar algumas pessoas.

    Recomendo sempre que as pessoas tentem fazer o que a AD faz, criticar não é o caminho, se todos que não gostam da AD trabalharem para fazer algo melhor, a arrancada irá crescer como um todo, mas é muito mais fácil criticar do que agir, junte seus amigos, se organizem,montem um grupo forte, que certamente o trabalho de vocês será recompensado.

    Se a AD é tão ruim, é só fazer melhor, simples.

    Ser contra a AD, é um direito seu, para isso existe esse local para comentários, enquanto o bom nivel do diálogo for mantido esse espaço estará aberto.

    É tudo uma questão de ponto de vista, você acha ruim, nós do blog achamos bom.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Na boa. Se somos tão pobres assim, basta não vir aqui, não ler o blog, não escrever um texto enorme sem pé nem cabeça e muito menos perder tempo com a nossa existência. É simples assim.

    Esquece que existimos, será melhor para você e para quem mais compactue com suas idéias.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ok, vocês venceram... parabéns a AD, a salvação da arrancada nacional!!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente...como diz aquela frase: "A inveja é uma merda".
    Anônimo é anônimo...é um fantasma !

    ResponderExcluir
  9. "...vai falar o que agora, seu FDP?"

    Hhauhauhauah...olha aí Coruja, tu perguntou e alguém se identificou para responder.

    Bom, falando sério agora, acredito que o esporte arrancada não precise de salvador no Brasil, uma vez que está prosperando e nunca esteve melhor, seja em questão de número de participantes, qualidade dos carros, número de pistas, qualidade das pistas, indústria de equipamentos de alta performance e público.

    Agora, cada um tem uma visão de como as coisas são ou devem ser.

    Se alguém foi para pista para ver os carros da AD, se alguém prestou atenção a ponto de tentar anotar os tempos de um grupo de carros, se alguém ficou para conferir a competição, se alguém gastou seu tempo livre procurando informações sobre esta competição, se este alguém foi ainda mais longe a ponto de interagir...bem, isto é bom, aos poucos vai se formando uma cadeia de fãs, e isto é indispensável em qualquer empreendimento esportivo de sucesso.

    Parabéns pela cobertura e pelo espaço interativo Coruja, assim que o assunto vai ganhando força e todo mundo do meio se beneficia.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Li a resposta do nosso colega divergente com atenção. Percebi que é uma pessoa que, ou tem cultura suficiente para escrever um texto decente, ou gastou muitas horas nesse esforço.

    Tentou também utilizar alguns argumentos que julgou serem concretos, mas nesse sentido sinto até um pouco de pena, pois não tem a menor idéia do que fala, principalmente na relação Open e AD.

    Mas a princípio parecia uma resposta quase estruturada ao texto do Coruja, exceto por um único motivo: Ninguém assina.

    Um texto que o autor não possui a coragem de assinar, não é nada.

    Meu caro, se você não tem sequer a coragem de ficar atrás das suas próprias palavras, como quer que alguém dê ouvidos à elas?

    ResponderExcluir
  12. Pessoas que não tem CORAGEM de se identificar merecem crédito?

    Feito este reparo,vamos corrigir as bobagens ditas pelo anonimo.

    1 - Estou trabalhando neste negócio a bastante tempo,e estava na reunião que decidiu o nascimento do Open, representando a AD.

    2 - Desde o inicio,nasceu para ser um evento livre,democratico,onde quem quisesse levar seu carro para acelerar,pudesse fazer isso sem impedimento.

    3 - O Open continua assim,sendo o unico evento no Brasil com este perfil e oferendo uma qualidade de serviços(pista,cronometragem,boxes,banheiros...)que não são encontrados em outro lugar.

    4 - Dentro de sua estrutura,O Open oferece diversas possibilidades de participação, corrida por niveis de tempo, bracket, o TOP16 da AD e até nada disso pra quem não quer nada,só andar.

    5 - A AD tem sua própria estrutura e realiza um campeonato amador e independente onde participa quem quiser apenas sendo exigido que se increva para que os pontos possam ser dados,não existe nenhum tipo de cobrança.

    6 - O Open é uma competição do Velopark, mas que sempre foi apoiada pela AD ,que esta na raiz do seu nascimento. Nos não resmungamos, não pedimos esmolas,trabalhamos e comparecemos.

    7 - O Velopark sempre deu troféus em suas competições.A AD só dá para o vencedor do TOP 16. Troféu esse pago com orgulho (nosso e dele) pelo próprio patrocinador,queconhece de perto o esforço das pessoas que estão correndo.

    8 - O "podio" para o Street King foi um presente do Velopark para aproximar mais as pessoas e trazer um pouco do espirito das verdadeiras competições,as que tem vencedor. Pelo resultado, por tudo que vimos,foi uma iniciativa muito bem sucedida.

    9 - Se com todas estas opções,ainda assim nada esta bom,sempre existe o Campeonato Gaucho,o Metropolitano emais uma porção por todo o Rio Grande, onde o anônimo podera se encaixar.

    10 - A questão do tempo de pista dos carros não é de primeira importancia para a AD.A competição sim.A diversão de quem participa sim. A evolução,o conhecimento,as informações partilhadas,isso esta fazendo os tempos cairem e criando um grupo unido,entrosado e que ainda vai dar muitas alegrias.

    Tudo isso de forma transparente e sem ANONIMOS!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo disse...

    Ok, vocês venceram... parabéns a AD, a salvação da arrancada nacional!!!


    Este anonimo está realmente por dentro dos acontecimentos! A AD realmente veio para melhor a Arrancada no Brasil. No RS e na Bahia já está mostrando que isso é possível.

    ResponderExcluir
  14. Que cara babaca!

    No mínimo é mais um desses com complexo de inferioridade, que acham que o melhor é sempre o que é dos outros e que se ele mesmo tem a chance de participar de algo, é porque deve ser uma merda, porque é isso que ele mesmo é!

    ResponderExcluir
  15. Uiiiii meus cotoveloooooos!
    "Como que vocês ousam não serem fãs do Kayanã, do Dadá Caud, do Luciano Breguetti, do Batraquiozinho Cambios Espaciais????!!!"
    "Como que vocês ousam fazer carros sem se adequar a a nenhuma regra?????!!!!!"
    "Como que vocês ousam fazer carros que andam mais rápido que o rééééécorde da turbo B, da standart e das outras categorias dos quase famosos da arancada????!!!!"
    "Vocês acham que é só chegar e sair baixando os tempos????!!!!"







    "Bááááááá! Desperdicei a minha vida!!!"

    ResponderExcluir
  16. Tudo bem o campeonato da AD e o top 16 podem ser um sucesso, mas nunca vao ser igual aos campeonatos profissionais! Lá tem que ter dinheiro de verdade pra correr e não é só ficar fazendo o carro em casa. Podem ser mais lentos, mas seguem as regras e tem carteira de piloto!
    São pilotos de verdade!
    Eu admito que falei besteira, mas voces nao me convencem! Todos os pilotos importantes correm nas provas por categorias e pra ser competitivo tem que ter carro de mais de 50 000 reais!
    Não é o tempo que importa e sim o regulamento! Senão, como explicar carros que estão correndo a anos e baixando aí 2 ou 3 décimos por ano, enquanto vocês vem e baixam meio segundo por prova? Isso é irreal!
    Se vocês querem ser aceitos, tem que se adequar, como todo mundo!

    ResponderExcluir
  17. E não vou me identificar mesmo, mas não é porque sou covarde, apenas não quero dar minha cara ao tapa!
    E tem mais, eu acho que se é pra virar 14 ou 15, melhor ficar na arquibancada, porque eu sei o meu lugar.

    Mas não adianta falar, vocês sabem tudo melhor!

    ResponderExcluir
  18. Covardia é motivo de vergonha e não de deboche.

    ResponderExcluir
  19. Anonimo disse:
    ..."La tem que ter dinheiro de verdade para correr e não é só ficar fazendo o carro em casa"...

    Isso me da uma idéia com relação a identidade do Anonimo!

    Sugiro o pessoal ai a correr mais devagar, na proxima etapa... Po ... baixando meio segundo por prova!!! Pô, qual é!?!?
    heaheaheaheaehaehaehaehaehaehaehaehaehaehaheaeh

    ResponderExcluir
  20. Anônimo disse...

    E não vou me identificar mesmo, mas não é porque sou covarde, apenas não quero dar minha cara ao tapa!

    Isso para mim se chama covardia, quer falar e não dar a cara a tapa??? Na boa, então não fala...

    E de quebra, fica em casa assistindo pela web as puxadas no site do velopark, porque nem o lugar na arquibancada para sentar você merece.

    Anota ai, quem disse isso fou Gu de Almeida, ando de fiat 147, gasto muito pouco no meu projeto, faço tudo em casa, me dedico horas para deixar tudo funcionando, vou lá e baixo meu tempo aos poucos, a cada puxada tento melhorar alguma coisa, dou em torno de 10 puxadas por Open Day, ando na casa dos 13, chego a 180 km/h nos 402m.

    E digo que saio bem satisfeito com todo o evento, com o apoio do pessoal da AD e uma espectativa cada vez melhor para próxima etapa.

    Isso eu digo que é coragem...

    Ficar criticando atrás de um computador como anonimo, eu digo que é COVARDIA!!!

    ResponderExcluir
  21. putz..mais um q pensa q dinheiro resolve tudo!!

    esta resposta dei estes tempos no orkut:

    "...mas alguns comentarios daqui são deprimentes... a arrancada gaucha tá na merd* por causa deste tipo de pensamento... a pessoa não precisa ser GRANDÃO e MILHONARIO para andar na frente, narcisistas só atrapalham a arrancada, expoem seu dinheiro para meia duzia de puxa sacos e vão e vem como uma onda...desaparecem sem deixar marcas...enquanto os "pobres" continuam sempre lá, com seu razoavel investimento e muita DEDICAÇÃO sendo lembrados por anos pelo o q fizeram e não por quanto investiram.

    é a velha divisão e desunião atrapalhando o esporte!

    abraço, Me Leva

    ResponderExcluir
  22. Caro "Anônimo":
    Sempre fui um aficcionado por carros e competições automobilísticas, desde corridas de carrinhos de lomba, autoramas, Marcas e Pilotos, Arrancada, Stock, F1, MotoGP, enfim,tudo que se relacione a motores e tenha de 2 a 4 rodas. Esta minha paixão me fez andar por caminhos errados em minha adolescência e juventude, como rachas de rua, por exemplo. A maturidade chega, a situação econômica melhora um pouco, e finalmente achei que estava apto a entrar no mundo da arrancada para me divertir com responsabilidade. Para minha frustração foi simplesmente impossível. Tentei correr em vários campeonatos (Copa Serra Gaúcha, Metropolitano, Gaúcho), até chegar ao ponto de ter que implorar para simplesmente andar na pista. Podiam me protestar, podiam me desclassificar, eu só queria que me dissessem em qual categoria eu poderia acelerar. Sou um piloto de alguma categoria antes do amador, com um projeto de carro de rua concebido por mim mesmo e executado aos poucos, sem grandes investimentos e sem muito tempo para me dedicar como gostaria. Havia desistido de participar de campeonatos, tamanho eram os empecilhos colocados pelos organizadores. Consegui voltar através do Open Day, mas ainda faltava alguma coisa. A pista estava à minha disposição, mas faltava competir, faltava o ranking, faltava a comparação etapa após etapa com os outros carros. A AD responde a estas expectativas que são minhas e de vários outros entusiastas deste esporte, basta ver o número de carros inscritos a cada etapa. Assim como a inscrição para o campeonato, também a camaradagem, a amizade e a troca de informações são de graça na AD.
    Ah, e tu falaste que se for para virar 14s tu preferes ficar na arquibancada e que para competir de verdade tem que ter carro de 50 mil reais. Se tu, assim como eu, não tem esses 50 paus, mas tem um carro que vire 14, 15 ou 20s, cuide para não cair na armadilha de ficar na arquibancada vendo os profissionais e depois acelerar o teu carro na rua, sujeito a todas as terríveis consequências que todos nós já conhecemos. Tem um lugar de portas abertas te esperando para sair da posição de espectador e virar um protagonista da arrancada.

    Grande abraço,
    Jean - Maverick GT V8 #74

    ResponderExcluir
  23. É de chorar os comentários do nosso "amigo" ANÔNIMO.

    Realmente, o que vale é investir mais de R$ 50 mil em um carro e virar os mesmos 14s. Ter dinheiro não significa ganhar respeito e muito menos alcançar seus objetivos.

    É deprimente ver alguém reclamar de algo que julga ser insignificante (primeiro ponto incongruente), assinar, ou melhor, se esconder através de uma assinatura ANÔNIMA (segundo ponto incoerente) e ainda falar tudo isso e ainda assumir que está errado. A expressão "dar a cara a tapa", até onde eu sei, é apostar seriamente no que diz e assumir o que disse (se não quer dar a cara a tapa, mais irreal é tal postura).

    Sinceramente, somente um sábio sabe ficar quieto no momento certo. Perdeu tua oportunidade.

    Anota aí: Custódio Almeida (CCCA) também faz em casa seu carro. Quero ver tu colocar na pista teu carro (se é que tem) e depois falar mal de pessoas que tu nem conhece, ainda que se refira ao grupo como um todo.

    Desmerecer o trabalho dos outros é assinar como ignorante.

    - Tem inveja: faça melhor.
    - Não sabe fazer: pergunte.
    - Tem medo de perguntar: assuma.
    - Não quer assumir: crie coragem.
    - Não tem coragem: fica quieto.
    - Dizer o que pensa e não assumir: ISO NON ECSISTE!!!

    ResponderExcluir